quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Exercícios indicados para pessoas com artrose nos joelhos


Artrose do joelho ou gonartrose- a articulação do joelho como qualquer movimenta-se através do deslizamento entre as superfícies cartilaginosas. O desgaste progressivo dessas cartilagens levam à artrose. Quando esse desgate atinge a superfície óssea e o contato articular faz-se osso contra osso "imagem em espelho", a dor pode ser severa e a impotência funcional grande e progressiva.
A artrose é a mais comum das doenças articulares. Seu impacto econômico é enorme, graças à incapacidade que provoca nos pacientes. Encontram-se evidências de artrose em alguma articulação na maioria das pessoas acima dos 65 anos. Mais de 80% daqueles acima dos 75 anos são acometidos pela artrose, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade. Mulheres têm aproximadamente o dobro de propensão em comparação com os homens, e tratando-se de mulheres negras, essas têm o dobro de propensão à artrose no joelho em comparação com mulheres brancas. Diferenças raciais existem tanto para a prevalência da artrose quanto para os tipos de juntas acometidas. Ignora-se, porém, se essas diferenças são genéticas ou devido ao uso das juntas conforme o estilo de vida de cada grupo étnico.
As causas  da artroseQuando não tem uma causa identificável, classifica-se a gonartrose como primária. Quando há uma causa identificável, diz-se que é secundária. As causas são numerosas.  O excesso de peso é certamente um fator que favorece.  Uma anomalia de eixo dos membros inferiores (genu varum ou  genu valgum) pode igualmente conduzir a um desgaste da cartilagem. Doenças inflamatórias, doenças ósseas (osteonecrose), ou ainda as sequelas  de fraturas ao redor do joelho podem ser responsáveis pela gonartrose. Pacientes com lesões crônicas de menisco e ligamento também tem um índice aumentado de desenvolver artrose a longo prazo.
Sintomas


A dor   ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. No início dos sintomas o repouso alivia os sintomas.
É a dor, em geral, que conduz o doente a procurar o médico.   O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma. O responsável por esse edema é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado. Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento. Nas gonartroses avançadas, a  deformidade do membro inferior é o terceiro sintoma. As deformidades podem ser em varo (joelho cambota) ou valgo ( joelho em “x”). Estes sintomas vão progressivamente impedir o doente ande normalmente. A utilização das bengalas pode tornar-se indispensável.  A rigidez articular pode ser o sintoma mais tardio.
Fatores que aumentam o risco de desenvolver artrose do joelho:
  • Hereditariedade: há algumas evidências que mutações genéticas podem tornar um indivíduo mais propenso a artrose do joelho.
  • Peso: o peso aumenta as pressões nas articulações, como no joelho.
  • Idade: a cartilagem sofre alterações na sua resistência como qualquer tecido do corpo humano com o passar do tempo.
  • Sexo: mulheres com mais de 50 anos de idade são mais propensas do que homens.
  • Trauma: lesão prévia no joelho, incluindo lesões esportivas, podem levar a artrose do joelho.
  • Esportes de alto impacto: jogadores de elite do futebol, corredores de longa distância e jogadores de tênis têm um aumento do risco de desenvolver artrose do joelho.
  • Outras doenças: episódios repetidos de gota ou artrite séptica, doenças metabólicas e algumas condições congênitas podem também aumentar o risco de desenvolver artrose do joelho.
Prevenção
A artrose pode ser prevenida através da adopção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção desta.

Portanto, devido a artrose ser um problema degenerativo, não é indicado fazer exercícios de alto impacto, mas sim priorizar o  fortalecimento para quadríceps, posteriores de coxa (bíceps femoral), adutores e abdutores, para que se consiga um fortalecimento por igual em todos os músculos da coxa, dando preferência aos exercícios isométricos, ou seja, aqueles em que você sustenta o membro na posição de contração muscular. É importante também  fazer exercícios de alongamento para todos esses grupos musculares que irá fortalecer.

Procure a orientação de um profissional de educação física qualificado!

2 comentários:

  1. Ola, tenho 38 anos, foi diagnosticado com essa doença, ja fiz artroscopia na esperança de melhora mas infelizmente1ano depois da cirurgia estou piorando, estou desesperado, ja troquei de medico mas nenhum me fala nada de bom, inclusive o ultimo me recomendou colocar uma protese Qualquer caminhada, subida, decida ja e o suficiente pra iniciar a dor, agora to na academia, lógico sem esteira, exatamente como foi dito aqui, estou na esperança de perder peso e melhorar os musculos, sou jovem e nao posso desistir, mas ja estou nessa luta a cinco anos e to ficando desesperado, pessoal cuidem dos seus joelhos, eu faria qualquer cousa pra ter os meus joelhos bons novamente. Agora vou continuar na academia e talves seguir o conselho de um dos medicos que me indicou um tratamento novo, chamado PRP, plasma enrriquecido em plaquetas, se alguem aqui conhece, por favor me falem. Obrigado e parabens pelo artigo

    ResponderExcluir
  2. eu ainda tenho 32 anos e já foi diagnosticada com gonatrose nessa idade é normal ter essa doença?

    ResponderExcluir