domingo, 29 de janeiro de 2012

Volume e intensidade na musculação.

Um dos maiores problemas na ciência do treinamento está em estabelecer a quantidade ideal de treino, sempre ouvimos questões como: "quantos exercícios devo fazer?" ou "quanto tempo devo passar na academia?". Invariavelmente, a resposta é: depende. Apesar de ser impossível estabelecer a série ideal para todas as pessoas em termos quantitativos (volume) e qualitativos (intensidade), pode se ter a certeza que o problema do treino da maioria das pessoas é que elas simplesmente exageram na quantidade e pecam na qualidade. A velha máxima quantidade não é qualidade, também se aplica a musculação. Devemos ter em mente que, caso seja necessário um grande número de séries para desencadear uma resposta adaptativa, é porque o estímulo de cada uma destas séries é tão deficiente, que são necessários várias iguais...

Atualmente os treinadores mais conscientes e estudiosos, manipulam as variáveis de modo que em poucos minutos, é fornecido esforço suficiente para que a adaptação desejada ocorra. Esta nova tendência de treinamento, prega que o aspecto quantitativo (volume) só deverá ser aumentado quando for impossível manipular o aspecto qualitativo (intensidade).

É muito difícil abandonar práticas arraigadas, mas devemos ter a sabedoria para trocar o velho pelo novo quando isso nos fizer evoluir. Diante de um novo desafio, dois comportamentos podem surgir: o perdedor em potencial, que está satisfeito com sua condição, e não aceita desafio, por temer se tornar pior, e o vencedor em potencial, que sempre procura melhorar, aceitando desafios, e tornando-se referência aos demais. Então me diga: quem é você?

Fonte: Paulo Gentil em "Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário