domingo, 29 de janeiro de 2012

Musculação e emagrecimento



Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a mera diminuição no tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular. 

Tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam. A monotonia ou a falta de tempo não serão problemas, pois o bom professor saberá organizar um treino que seja totalmente adequado a sua disponibilidade e personalidade, a questão chave está em se exercitar sob uma supervisão competente. 


Além destas vantagens a musculação também poderia ser organizada de modo a se aproximar de um treino intervalado, modalidade extremamente eficiente na redução da quantidade de gordura corporal, a exemplo, o circuito, muito utilizado nas salas de musculação.

Portanto, se existia alguma dúvida quanto ao receio da prática da musculação, pode deixá-lo de lado, afinal de contas, quanto mais massa muscular o indivíduo possuir, mais acelerado seu metabolismo fica, consequentemente, mais calorias queima para manutenção dessa massa.

Fonte: Paulo Gentil, Doutor em Ciências da Saúde; Mestre em Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário