terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O que é Síndrome da Banda Ílio-Tibial?



A banda ílio-tibial é uma extensa faixa de tecido conjuntivo que conecta a parte lateral do osso da bacia (crista ilíaca) com a cabeça da fíbula na parte lateral do joelho, e pode ser acometida por um processo inflamatório local. Isso acontece porque existem situações em que ocorre um atrito sobre a banda contra a saliência óssea do fêmur (osso da coxa), chamada de epicôndilo, a partir da movimentação constante dos movimentos de flexo-extensão do joelho (dobrar e esticar). 

Por esta razão, esta condição clínica em medicina do esporte foi apelidada de joelho do corredor. O quadro clínico é caracterizado por dor local, discreta crepitação na movimentação do joelho, dor durante os treinos após alguns minutos do início e dificuldade para terminar o treino no mesmo nível de performance. Alguns fatores predisponentes incluem o pé cavo (arco plantar muito elevado), pernas arqueadas para fora, e um epicôndilo femural lateral proeminente). 

As medidas fisioterápicas são indicadas para o tratamento da síndrome da banda ílio-tibial, como analgesia (melhora da dor) com eletroterapia e crioterapia (gelo). Além disso, é recomendada a liberação miofascial e posteriormente as medidas de cinesioterapia, que incluem os exercícios de alongamento da face lateral da coxa, difíceis de realizar e pouco praticados nas rotinas de treinamentos dos corredores, e de fortalecimento da musculatura abdutora da coxa e glútea. 

A recomendação de alternar os sentidos de corrida em uma pista de atletismo é muito válida, assim como evitar os treinamentos em vias que apresentem um desnível muito acentuado próximo às calçadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário