sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Exercícios físicos na gestação

     Depois de tanto tempo por que resolvi colocar uma matéria sobre este assunto? Primeiro, devido a minha experiência pessoal.  Hoje, tenho um bebê prestes a completar 7 meses de idade. Fui uma gestante ativa, na medida do possível, sem exageros e respeitando minha individualidade biológica. Continuei meus treinos de musculação, porém com intensidade menor, outro foco...o que antes era hipertrofia, tornou se resistência. Como coisas inexplicáveis acontecem na gestação, tive placenta prévia, que na minha cabeça significou desespero total, pois houve sangramento.  Eu trabalhei muito no primeiro trimestre, chegava a 10h por dia, já que os médicos diziam que seguisse a vida normalmente. Na prática, a teoria é diferente. Claro que precisa se mudar os hábitos, diminuir o ritmo! Depois de superado o susto, eu dava apenas 3 aulas, descansava e dava mais 3, fora os treinos que aconteciam 3x por semana, somando aeróbio e musculação, duravam cerca de 40,45 minutos no total. Conciliado a isso, tentei ao máximo controlar minha alimentação, consegui rigorosamente até o quarto mês, depois disso me permiti alimentos "proibidos" na minha vida.  Meu ganho de peso até o final da gestação foi de 13 kg, além do que imaginei que ganharia, mas todos os kilos extras estavam concentrados na barriga de grávida. Quem me conhecia, dizia que a gravidez me emagreceu, mas não foi isso necessariamente. Perdi muita massa muscular,  e ao mesmo tempo fui ganhando um bebê lindo e saudável.  Treinei para que tivesse um parto normal, humanizado. Fiz curso para tal, que era incluso no meu plano de saúde. Porém não foi possível, já no final da gravidez eu estava perdendo líquido e nada de sinal de parto. Resolvi não me frustar com a experiência. Marcamos a cesárea e graças a Deus, tudo ocorreu perfeitamente. Davi, meu filho, nasceu espertao, nota 10 em tudo (apgar)! Ele já estava prontinho para vir ao mundo!! E assim foi o início da melhor experiência da minha vida: a maternidade. Nada fácil, principalmente para uma mamãe de primeira viagem, mundo cheio de mistérios, mas totalmente recompensador. Um filho no ensina a sermos melhores. Nos ensina o que é o Amor,  abdicação e a nos superarmos em nós mesmas. 
     Bom, então tecnicamente falando, diante de tudo o que passei, eu indicaria repouso até o fim do primeiro trimestre, mesmo para mamães bem ativas. Sei que muitos profissionais não concordarão. Há 2 linhas de opiniões distintas a respeito disso, mas eu estive do outro lado e sei que não custa nada poupar 3 meses apenas por precaução, para deixar que o embrião, uma minúscula sementinha se fixe bem no colo do útero. Eu mesma tinha outra opinião antes do ocorrido, e tenho certeza que pela vida que cresce dentro da gente, vale a pena poupar no início. Depois desse período mais suscetível a abortos espontâneos, aí sim, borá treinar!! Para as grávidas ativas, recomendo que façam a mesma atividade física que faziam antes, e mais importante que nunca, tenham um personal trainer, se nunca teve, esse momento você precisa de um!! Cuide da alimentação sem neuras, seja humana e inteligente. Sem exageros, sem sofrimentos, vc pode ser muito saudável e feliz na sua gestação. Já para as mamães sedentárias, indico atividades mais leves, como caminhadas e hidroginastica. O importante é que façam alguma atividade física.  Os exercícios promovem o tonus muscular, a força e a resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra na gravidez, preparara você para o esforço do parto e ainda ajudará seu corpo a voltar a forma depois que o bebê nascer. Também diminui os desconfortos físicos, dores nas costas, prisão de ventre, fadiga. Isso tudo sem falar na força que a futura mamãe necessita para cuidar do bebê.  Já ouvi inúmeros casos de lesões no ombro, dores nas costas, braços...eu mesma com meu histórico, fui vítima da tendinite no punho, por excesso de esforço...(não é fácil carregar um bebê no braço praticamente o dia todo...) 
     Espero ter colaborado com as mamães e futuras mamães. Permitam se viver com plenitude essa experiência maravilhosa. E lembre se, que se a mente e o corpo estão em equilíbrio, mamãe e bebe ganham uma vida saudável e tranqüila.  Portanto, treinem com responsabilidade e se  precisarem de ajuda, estou aqui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário